Av. Campinas, 1295 - Limeira - SP 19 3702-2469

Servidor

O que é

A função básica de um servidor é justamente servir. Na informática, ele é compreendido como uma rede que disponibiliza ou armazena recursos para seus usuários. Seu papel pode variar conforme o modelo utilizado.

Geralmente, o servidor é um computador equipado com um ou mais processadores, banco de memória, portas de comunicação e ocasionalmente um sistema de armazenamento de dados. É capaz de executar programas específicos ou protocolos para fornecer serviços para outras máquinas e clientes. Podemos dividir os tipos de servidores conforme os softwares e hardwares que o sistema executará com mais frequência:

Tipos de servidor

1. Servidor de aplicação: Executam aplicações corporativas e atendem estações de trabalho de forma simultânea. Geralmente precisam de alto poder de processamento para executar programas nas estações. Assim, várias pessoas tem acesso de tempo real a essas aplicações, mantendo a base de dados centralizada, atualizada e armazenada em storages.

2. Servidor de arquivo: Seu objetivo é permitir armazenamento de uma grande quantidade de informação e recuperação rápida de dados, com gerenciamento centralizado. Muito usado em escolas e escritórios. Um computador é conectado a uma rede de compartilhamento de arquivos. Todos os equipamentos conectados à mesma rede têm acesso aos dados.

3. Servidor de email: São equipamentos configurados para armazenar e transferir e-mails através de redes locais ou via internet. Esses sistemas utilizam protocolos para permitirem o tráfego dessas mensagens entre os usuários.

4. Servidor proxy: O servidor proxy é um intermediário entre a rede local e a internet. Ele ajuda na velocidade da navegação, criando o cache, que é o armazenamento das páginas mais consultadas para acesso rápido. Costumam fazer parte de uma solução maior, conhecida como UTM. Já possuem a função de firewall, deixando tudo mais seguro para o acesso à Internet.

5. Servidor físico: Ele permite o funcionamento dos demais servidores, representando a parte estrutural, geralmente concentrada em um Data Center. Nele, todos os dados são gerenciados, por isso, é preciso escolher opções que transmitem segurança. Costumam ser encontrados nas formas de:

a. Servidor torre: é um dos modelos menores, que possui ventilação interna para evitar superaquecimento. Seu preço é o mais acessível e tem fácil instalação. Por isso, é o modelo mais comum. Possui um adaptador de rede integrado, que permite as conexões de rede;

b. Servidor Rack: Atende estruturas de TI mais robustas. Pode ser utilizado em pequenas e grandes empresas. Suporta vários servidores, roteadores e outros equipamentos. Ocupa até menos espaço que o torre. Além disso, é possível colocar e tirar servidores de acordo com sua necessidade.

c. Servidor Blade: É o menor modelo de todos. Foi feito para ser montado em cages e pode ser introduzido em espaços menores. É uma fina lâmina que não tem adaptador de rede ou fonte de alimentação. Contém, além do processador, apenas os barramentos e a memória.


Servidor

Há ainda diversos tipos de servidores. Procure conhecê-los para avaliar qual se encaixa melhor em suas necessidades. São ainda: servidor web; servidor FTP; servidor de virtualização; servidor de banco de dados; servidor de sistema operacional; entre outros.

Antes de qualquer coisa, é importante combinar as demandas do seu negócio com o tipo de servidor certo. Clique e avalie nossos modelos.

Adquira o seu servidor!

A Limertech oferece diversas opções de servidores que podem ser escolhidos conforme a sua necessidade. Nossa equipe oferece o suporte necessário para tirar suas dúvidas e oferecer a melhor solução para sua necessidade.

Você também pode entrar em contato com um de nossos consultores ou solicite aqui um orçamento personalizado para seu estabelecimento! Queremos entender sua necessidade e desenvolver uma proposta personalizada para sua empresa.


Solicite seu orçamento personalizado

Preencha o formulário no link abaixo e receba uma proposta única para sua empresa!

Solicitar Orçamento


Whatsapp Limertech Whatsapp Limertech