Av. Campinas, 1295 - Limeira - SP 19 3702-2469

Recarga de Toner

O toner é o que viabiliza uma impressão na impressora a laser. Ele substitui o cartucho de tinta, utilizando um pigmento em pó composto por carbono e polímeros. Além disso, não joga a tinta diretamente no papel como as impressoras de jato de tinta, o que acaba gerando economia.

A recarga de toner costuma ser necessária em menor quantidade do que as recargas de cartuchos de tinta. No entanto, ainda gera algumas dúvidas, pois deve ser feita com precisão e é preciso entender as características de seu equipamento com informações como marca, modelo e data de fabricação.


Como funciona uma recarga de toner

Primeiro, o rolo magnético deve ser retirado para limpeza. A pessoa que fizer isso, deve estar com luvas para não comprometer a peça, que é delicada.

Depois disso, vem a limpeza do cartucho, que deve ser feita com um pano novo, macio e limpo, embebido em álcool isopropílico para o rolo magnético.

Mantenha o medidor do reservatório de toner baixo, durante todo o processo.

Depois disso, preencha o reservatório para impressão e bata levemente no reservatório para que o pó seja assentado..

Uma recomendação é sempre esgotar o pó do reservatório para, assim, fazer a recarga de toner.


Recarga de Toner

Como funciona uma impressora a laser?

A impressora a laser funciona com eletricidade estática. Uma carga elétrica positiva é aplicada no cilindro fotorreceptor, que é rotativo. Ao girar, o raio laser descarrega no cilindro pontos específicos que correspondem à imagem ou texto e que se tornam desenhos eletrostáticos a partir das informações armazenadas na memória da impressora.

O toner da impressora a laser deposita nestes “desenhos” um pó fino, composto de carbono e polímero, com carga positiva. Como as áreas criadas pelo raio laser possuem carga elétrica negativa, o conteúdo do toner é atraído nessa região, e repelido nas outras áreas, que têm carga positiva.

É então que o papel sai da bandeja, recebe carga elétrica negativa, atrai o pó e fica com a imagem gravada. Depois disso, o tambor cilíndrico é descarregado para que o papel não fique grudado nele.

Geralmente, esse funcionamento ocorre nas impressoras monocromáticas, que contam com apenas um toner, além dos rolos chamados de fusor, que fazem com que o toner seja fixado no papel através de pressão e altas temperaturas. No caso de impressoras coloridas, o método varia de acordo com o fabricante, mas costuma contar com quatro toners, sendo um para cada cor fundamental (amarelo, ciano, magenta e preto).

Diferenças entre impressora a laser e jato de tinta

A impressora a laser conta com uma tecnologia inovadora, que difere dos equipamentos com jato de tinta (inkjet). Conta com mais qualidade e rapidez. Além disso, é mais econômica: enquanto uma impressora de cartucho faz mil páginas ao mês, a laser faz cerca de 5 mil. A velocidade também é maior (em média 18 páginas por minuto contra 6, da jato de tinta).

Pensando nisso, a impressora a laser se torna ideal para estabelecimentos ou pessoas que geram uma grande quantidade de impressões com alta frequência, pois sua manutenção e suprimentos serão mais baratos.

Adquira o seu toner

A Limertech trabalha com uma grande variedade de toner e cartuchos para impressoras, além de realizar a recarga de ambos. Todos os cartuchos de toner vendidos têm certificações de qualidade com reconhecimento internacional, inclusive a ISO 9001. Confira nossas opções, das marcas HP, Brother e Samsung, em nossa loja virtual!

Você também pode entrar em contato com um de nossos consultores ou solicite aqui um orçamento personalizado para seu estabelecimento! Queremos entender sua necessidade e desenvolver uma proposta personalizada para sua empresa.


Solicite seu orçamento personalizado

Preencha o formulário no link abaixo e receba uma proposta única para sua empresa!

Solicitar Orçamento