Av. Campinas, 1295 - Limeira - SP 19 3702-2469

O SAT fiscal é o sistema que possibilita a emissão de cupom fiscal eletrônico de forma moderna. Através dele é possível armazenar o documento de forma digital, registrando todas as informações referentes a negócios que envolvem mercadorias, sem necessidade de internet no momento da emissão.


SAT Fiscal

O que é o SAT Fiscal

O SAT-CF-e (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos), conhecido como SAT Fiscal, é um projeto exclusivo do estado de São Paulo e tem por objetivo documentar, de forma eletrônica, as operações comerciais do varejo dos contribuintes. A primeira lei referente a essa obrigatoriedade foi publicada em 2010.

A principal diferença entre o SAT e a NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica) é que o SAT não depende da conexão com a internet o tempo todo, pois armazena informações localmente e as envia periodicamente ao fisco.


Para o estabelecimento utilizar o SAT Fiscal, é necessário:

  • Equipamento SAT: O equipamento SAT é um hardware que autentica cada cupom fiscal eletrônico - SAT e repassa as informações das vendas ao SEFAZ-SP (Secretaria da Fazenda) via internet. Não possui impressora integrada.
  • Impressora não-fiscal
  • Sistema de gestão / frente de caixa
  • Computador com porta USB disponível
  • Internet (não necessariamente no momento da compra)

Como funciona

Quando o consumidor efetua a compra, o sistema formata os dados da venda no padrão exigido. Se a venda é autorizada pelo hardware, é feita uma assinatura digital e gerada uma chave de acesso. O cupom, então, é armazenado e transmitido para a SEFAZ.

O estabelecimento efetua a impressão do extrato do cupom e entrega ao consumidor. O SAT Fiscal, então, substitui os atuais equipamentos ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

O extrato tem como objetivo prover ao consumidor informações a respeito da sua compra, além de possibilitar posterior consulta (via QRCODE ou chave de acesso) diretamente no sistema da SEFAZ. O que tem validade jurídica é o documento eletrônico, ou seja, o arquivo XML, do cupom fiscal. No entanto, a impressão do extrato é obrigatória para o consumidor.

Por isso, é muito importante escolher uma impressora adequada para cumprir com os padrões fiscais exigidos nesse tipo de documentação de venda.

Vantagens de implantar o SAT Fiscal na minha empresa

Os principais benefícios para o contribuinte são:

  • Redução de custos de aquisição e manutenção de equipamentos
  • Ao contrário do ECF (impressora fiscal) que permitia ser cancelado apenas o último cupom impresso, o SAT Fiscal permite o cancelamento de qualquer venda em até 30 (trinta) minutos após a impressão
  • Simplificação de obrigações junto ao Ministério da FazendaMais agilidade na consulta de documentos fiscais, já que a solução estará integrada à Nota Fiscal Paulista (não precisa transmitir o arquivo REDF)
  • Mais agilidade na consulta de documentos fiscais, já que a solução estará integrada à Nota Fiscal Paulista (não precisa transmitir o arquivo REDF)
  • Elimina erros no envio, reduz o número de reclamações dos consumidores, autuações e multas aos lojistas
  • Elimina a complexidade e exigência de relatórios (mapa resumo, redução Z - fechamento de caixa, leitura X)
  • Ao contrário do ECF, o SAT Fiscal não precisa ficar à mostra do fisco ou do consumidor. Com isso, o SAT Fiscal pode ficar em local reservado do público ou de ambientes hostis
  • O SAT Fiscal não precisa ter papel certificado como no caso do ECF. Pode ser usado qualquer tipo de papel

SAT Fiscal - Limertech

Com foco na satisfação de nossos clientes, garantimos um equipamento de qualidade e garantia eficiente. Além disso, você conta com um suporte dedicado para configuração e ativação o seu SAT Fiscal. Realize essa emissão do cupom fiscal com segurança e confiança. Encontre a melhor solução para seu negócio em nossa loja virtual!

Acesse a loja

Solicite seu orçamento personalizado

Preencha o formulário no link abaixo e receba uma proposta única para sua empresa!

Solicitar Orçamento


Whatsapp Limertech Whatsapp Limertech