Av. Campinas, 1295 - Limeira - SP 19 3702-2469

Balança Antropométrica

A balança antropométrica costuma ser utilizada nas versões mecânica ou eletrônica, sendo a segunda mais precisa. É encontrada em hospitais, clínicas, farmácias e academias para pesagem de pessoas, com capacidade de até 201kg.

Como funciona

A palavra antropométrica, que se deriva de antropometria, tem como conceito a aplicação de técnicas para tirar medidas do corpo humano. Além de mensurar a massa corporal, a balança antropométrica também mede a altura do paciente através de uma régua específica para essa medida. Trata-se de um equipamento de precisão que pode realizar pesagens em unidades kg e gramas (g). As medidas de altura costumam estar disponíveis entre 0,9 a 2,0m.

O uso deste tipo de balança deve ser feito por um profissional treinado, pois existem alguns padrões de manipulação que, se não respeitados, podem influenciar nos resultados. A balança antropométrica é encontrada em dois tipos: eletrônica e mecânica.

Balança Antropométrica

Balança antropométrica eletrônica

Mais moderna, essa versão costuma oferecer um microprocessador e precisão de 50g, além de comunicação com hiperterminal, excel e bloco de notas, permitindo controle e acompanhamento das pesagens realizadas. Oferece cálculo estatístico e porcentagem relativa e absoluta. Também possui um display retroiluminado de fácil leitura, produzido em cristal líquido (LCD), e possibilita impressão dos resultados das pesagens.

Quando é escolhida no lugar da mecânica, costuma ser pela seu maior grau de precisão, pois não tem interferência de erro humano na coleta de dados.

Balança antropométrica mecânica

A maioria dos ambulatórios médicos conta com esse tipo de equipamento, auxiliando profissionais no diagnóstico de inúmeras doenças. A balança antropométrica mecânica para adulto é toda de ferro, com capacidade de até 150 kg, além de fração de 100 gramas, com altura de até 1,90m. Possui tratamento antiferruginoso.

O fato se ser independente de fontes de energia e ter duas funções faz com que ela seja escolhida no lugar da eletrônica. Além disso, as versões manuais apresentam preços mais acessíveis.


Cuidados

A vida útil de uma balança pode ser aumentada ou reduzida conforme os cuidados a que é submetida. Além disso, sua precisão influencia diretamente no atendimento médico realizado na prevenção e tratamento de doenças. Alguns pontos que devem ser lembrados são:

  • Calibração - deve ser realizada periodicamente para conferir precisão às pesagens. Pressione o botão com nome “CAL/MODO ou FUNÇÃO”, coloque um peso e pressione o botão de calibragem até que o display mostre o peso correto. Depois disso, desligue e ligue novamente o equipamento
  • Aprovação do INMETRO - sempre compre equipamentos com esse selo, que garante credibilidade e qualidade ao produto
  • Limpeza - passe um pano úmido e limpo para retirar resquícios de sujeira
  • Manuseio - sempre confira o display para começar a usá-la zerada e com as informações corretas
  • Local - prefira superfícies planas e estáveis para não comprometer a pesagem

É aconselhado que, ao medir a massa corporal, o paciente tire os calçados e esteja com roupas leves. Assim, os resultados serão mais próximos da realidade. Essa orientação serve tanto para o uso da balança antropométrica digital quanto para a mecânica.

Invista em equipamentos de qualidade e mantenha a manutenção em dia. Assim, seu estabelecimento garante a satisfação do cliente e a segurança quanto a legislação atuante.

Balanças antropométricas - Limertech

Com foco na satisfação de nossos clientes, garantimos qualidade e garantia em todas as balanças vendidas pela Limertech, além da certificação do INMETRO. Realize mediações com segurança e confiança. Encontre a melhor solução para seu negócio em nossa loja virtual!

Acesse a loja


Solicite seu orçamento personalizado

Preencha o formulário no link abaixo e receba uma proposta única para sua empresa!

Solicitar Orçamento


Whatsapp Limertech Whatsapp Limertech