Av. Campinas, 1295 - Limeira - SP 19 3702-2469

Emissor de Nota Fiscal Eletrônica – NF-e

A emissão de notas é uma das principais atividades da venda de produtos. Por isso, é de extrema importância que as empresas conheçam em detalhes como ela funciona, além das leis que estão envolvidas nas notas fiscais eletrônicas e os softwares disponíveis para emissão. Isso porque a maioria das empresas brasileiras já estão obrigadas a emitir a NF-e.

Para saber se sua empresa está obrigada a aderir à NF-e, consulte o Portal NF-e da Receita Federal, o site da Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda) de seu Estado ou a Secretaria da Fazenda de sua cidade (no caso das empresas de serviço).


Emissor de Nota Fiscal Eletrônica – NF-e

O que você precisa saber sobre a NF-e

A nota fiscal eletrônica, ou NF-e, é um documento obrigatório após qualquer transação de venda, seja de prestação de serviço ou produto. O tipo de nota emitida depende da venda que você precisa formalizar:

Produto (NF-e): Está ligada à prestação de serviços;

Serviço (NFS-e): Envolve bens e mercadorias, podendo ser de compra ou venda, remessa, retorno, devolução, exportação, importação, etc;

Do consumidor (NFC-e): Cupom fiscal direcionado ao comprador, muito usada no varejo.


A nota fiscal serve como um recibo e é utilizada para recolhimento de impostos. O sistema de notas eletrônicas foi desenvolvido para modernizar o modo como emitimos esse documento no Brasil - antigamente feito apenas no papel. Isso proporcionou mais agilidade no funcionamento do negócio e em sua legalização, bem como diminui gastos com impressão e armazenamento.

A NF-e ainda possibilita a melhor fiscalização sobre as operações e prestações de conta da circulação de mercadorias e serviços, tributado pelo ICMS e pelo IPI (Imposto Sobre Produtos industrializados). A fiscalização é efetuada pela SEFAZ (Secretaria da Fazenda), que oferece um sistema gratuito de emissão que, no entanto, não possibilita automatização do processo ou integração com um sistema de gestão empresarial.

Ao receber a NF-e, a SEFAZ valida o documento com assinatura digital para garantir a autoria e integridade, verifica o formato do arquivo, seu conteúdo conforme a legislação e sua numeração. Se não seguir as normas, a nota é rejeitada, mas a SEFAZ indica qual é o erro para que possa ser corrigido. Outro caso é a denegação, quando há irregularidade fiscal com o emitente, não podendo a nota ser utilizada.

Adequar seu negócio para o sistema de emissão de nota fiscal eletrônica pode trazer diversos benefícios para os envolvidos na transação comercial, como redução de custo de impressão, redução de custo de armazenagem de documentos fiscais e aumento de confiabilidade na Nota Fiscal.


Emissor de Nota Fiscal Eletrônica – NF-e

O que é o Emissor de Nota Fiscal Eletrônica?

O emissor de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) gera o arquivo eletrônico que contém as informações fiscais da operação comercial, de forma automática, sem necessidade de preenchimento manual. Ainda possibilita a integração com o sistema de gestão empresarial do negócio, bem como relatórios e análise das transações.

Suas vantagens no mercado

A automação comercial gera impactos em diferentes áreas de uma empresa e o atendimento ao cliente é uma delas. Com um software de emissão de notas fiscais eletrônicas, você realiza o atendimento de forma prática e ágil.

Sua empresa não precisa de muito para adquirir seu software de emissão de nota fiscal. Basta cumprir alguns requisitos simples como:

  • Ter uma conexão ativa com a internet
  • Ser credenciado como emissor de NFe na SEFAZ (Secretaria da Fazenda)
  • Obter o certificado digital (válido para toda a empresa, inclusive quando possui vários estabelecimentos)

Entre os benefícios da contratação do emissor, estão:

  • Menor risco de se complicar com a fiscalização, já que o sistema é responsável pelo trabalho burocrático
  • Aumento da produtividade
  • Integração com sistema de gestão da empresa

Adquira o seu emissor de nota fiscal eletrônica

O software de gestão empresarial da Limertech permite emitir notas fiscais eletrônicas com rapidez e facilidade.

  • Otimize a emissão em cada venda
  • rmazene arquivos XML das notas fiscais
  • Imprima o DANFE ou envie por email para o cliente
  • Emita NF-e com certificado digital e, ainda, relatórios gerenciais

Agilize a emissão da NF-E para produtos e serviços de sua empresa, de forma simples e completa, com um sistema totalmente compatível com as demandas de pequenas, médias ou grandes empresas. Conheça as características do nosso sistema e converse com nossa equipe especializada!

Solicite seu orçamento personalizado

Preencha o formulário no link abaixo e receba uma proposta única para sua empresa!

Solicitar Orçamento